Fator RH e Sistema ABO
Nos grupos sanguíneos humanos ABO sabemos, que as hemácias possuem dois tipos de antígenos, chamados de aglutinogênios, A e B; e o plasma pode conter dois anticorpos (aglutininas), anti-A e anti-B. Então existem quatro grupos sanguíneos para este sistema: A, B, AB e O.
Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
Os indivíduos B possuem os antígenos B e os anticorpos Anti-A.
Os indivíduos AB possuem ambos os antígenos, A e B; e nenhum anticorpo.
Os indivíduos O, não possuem nenhuma antígeno e possuem os dois anticorpos, anti-A e Anti-B.
O Fator Rh
Um fenômeno importante relacionado ao fator Rh é a chamada eritrosblastose fetal. ex:Uma mulher Rh- (rr) casa-se com um homem Rh+ (RR, por exemplo). O seu primeiro filho vai ser Rh+ (Rr), já que se trata de herança mendeliana dominante. Durante a gravidez deste primeiro filho, pode ocorrer que, dada à transfusão de sangue do feto para a mãe, feita de maneira natural através da placenta, esta se torne imunizada pelo sangue do feto Rh+. Assim o sangue da mãe formará anticorpos (aglutininas) anti-Rh em seu sangue, sem maiores conseqüências para ela. Todavia durante uma segunda gravidez, o sangue da mãe, que já possui os anticorpos (as aglutininas anti-Rh), poderão passar através da placenta para o sangue do feto Rh+, podendo provocar a hemólise das hemácias do feto.
MATERIAS UTILIZADOS
Sorologia: anti-A – anti-b – anti- D
2 Lâminas
Lancetas
Palitos de dente
Algodão
Álcool 70%
Procedimentos:
1.Limpar o dedo a ser utilizado com algodão e álcool.2. Furar o dedo com a lanceta.3.Pingar 2 gotas em cada lâmina limpa, distribuir as gotas uniformemente. 4.Pingar na primeira gota o soro anti-A. 5.Pingar na segunda gota o soro anti - B.6.Pingar na terceira gota o soro anti- AB.7.Pingar na quarta gota o soro anti-D.8 Após este procedimento pegar um palito para cada gota e misturar.
Conclusão
Da combinação entre o Sistema ABO e Fator Rh, podemos