Relatório Científico - Sistema ABO e fator Rh
Relatório Científico
Fator RH e Sistema ABO
Aluno(a)
Introdução
O sistema ABO e o fator RH são o que determina o tipo sanguíneo da pessoa. Para que seja possível a doação de sangue de um indivíduo para o outro, é necessário saber o tipo sanguíneo de ambos, para não ocorram problemas de compatibilidade. Esta experiência visa reconhecer os tipos sanguíneos de determinados alunos a partir de suas reações diante das aglutininas anti-A, anti-B e anti-D.
Materiais
Lâmina
Soro anti-A
Soro anti-B
Soro anti-D
Alcool comum
Algodão
Lanceta
Caneta Pistola
Luvas descartáveis
Procedimento Experimental
Primeiramente, a professora Milana, usando luvas descartáveis, tirou três gotas de sangue da aluna Mariana utilizando uma lanceta descartável e uma caneta pistola. Em cada uma das gotas foi colocado um dos três soros (anti-A, anti-B e anti-D). O mesmo procedimento foi repetido com o sangue dos alunos Pedro e Jade.
Resultados
Passado um minuto, percebeu-se que, no sangue de Mariana, as gotas em que foram colocados os soros anti-A e o soro anti-B haviam aglutinado, enquanto a terceira gota em que havia sido colocado o soro anti-D não houvera reação. No sangue de Pedro, não houve reação com nenhum dos três soros. E no de Jade ocorreu aglutinação onde estava o soro anti-A e o anti-D.
Discursão dos Resultados
A partir dos resultados pode-se perceber a ausência do fator D no sangue de Pedro e Mariana, o que significa que ambos são Rh-, ao contrário de Jade que, por não apresentar aglutinação, é considerada Rh+. O sangue de ambas as garotas reagiu diante do soro anti-A, o que indica que ambas possuem o antígeno A, ao contrário de Pedro. Ao soro anti-B apenas Mariana reagiu, portanto entre estes três alunos ela é a única possuidora do antígeno B.