Sistema abo e fator rh
João Motta
INTRODUÇÃO: Foi no século XX que a transfusão de sangue, adquiriu bases mais científicas. Em 1900 foram descritos os grupos sanguíneos A, B e O por Landsteiner e em 1902 o grupo AB por De Costello e Starli. A descrição do sistema Rh foi posterior (1940), por Landsteiner e Wiener.
Os grupos sanguíneos são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. O gene é uma unidade fundamental da hereditariedade, tanto física quanto funcionalmente.
O tipo sanguíneo humano é condicionado por alelos múltiplos. Os tipos de sangue são quatro: A, B, AB, e O. Os tipos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguineo.
Os Aglutinogênios são substancias que são encontradas na membrana plasmática das hemácias e funcionam como antígenos quando são introduzidos em indivíduos que não possuam o mesmo. Os dois tipos de aglutinogênios existentes são: A e B.
As Aglutininas são substancias que estão presentes no plasma sanguineo e fucionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Os tipos existentes de aglutininas são: Anti-A e Anti-B.
As aglutinaninas e os aglutinogênios presentes nos tipos sanguíneos humanos são os seguintes:
Quando um aglutinogênio e sua aglutinina correspondente um com o outro entram em contato, provoca a aglutinação do sangue. Assim os indivíduos com sangue tipo A não podem doar sangue pros indivíduos do tipo B e vice-versa. Já os tipos AB podem receber sangue de qualquer grupo (receptores universais), e os do tipo O podem doar para qualquer grupo (doadores universais).
Quando três genes situados num mesmo locus cromossômico (alelos múltiplos) condicionam o tipo sanguíneo em