Resenha filme "invictus"
Tem como cenário de um país dividido, marcado pela apartheid e pela desigualdade social. Em meio a toda essa confusão, uma eleição, onde um negro em um país onde os brancos dominavam a maioria negra, se elege e vira a mesa da historia.
Seu nome. Mandela. O que ninguém esperava era que esse homem depois de 27 anos preso, diga se de passagem, injustamente, voltasse sem rancor algum daqueles que o condenaram, mas pelo contrario respeitando todas as culturas, e acima de tudo a dos seus próprios inimigos.
Mas mesmo assim, houveram pessoas que duvidaram da sua capacidade de governar, deixando clara a insatisfação da parte branca da população, ele com toda sua serenidade, no 1º dia em que chegou ao gabinete, para o espanto total de todos,inclusive de seus aliados, deixou bem claro que não queria que os antigos funcionários saíssem, mostrando que estava ali pelo bem do país e não para favorecer uma parte ou outra.
Porém, o mais interessante foi o interesse de Mandela pelo time de rúgbi, tradicionalmente “branco”, pois toda a população negra torcia contra ele, que com a ajuda do capitão do time mostrou para toda a população que aquele time poderia uni-los novamente como sociedade, pois como a África do Sul o time estava no fundo do poço, mas que com o apoio e união da população ele poderia se reerguer.
Mandela é um líder participativo, quer estar sempre no meio do seu povo, aconselhando, aprendendo. Sempre simpático e prestativo um exemplo que todos deveriam pelo menos conhecer e tentar ser um milésimo do que ele é. Ai sim o mundo melhoraria, e muito.
"E eu agradeço a Deus, por minha alma indomável, sou mestre do meu destino, capitão da minha alma."
(frase do poema que ele escreveu na prisão, que foi inspiração para o filme e que pode ser para a vida de muita