resenha filme heleno
O jogador Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro), nascido em 12 de fevereiro de 1920 em São João De Nepomuceno, Minas Gerais, foi um grande jogador de futebol considerado como o Príncipe do Rio de Janeiro, por sua boa aparência.
Vindo de uma família classe média ele faz uma faculdade de direito, mas escolhe ser jogador de futebol para realizar um sonho de criança.
Heleno também foi um jogador muito polemico, por sair para baladas e por beber muitas bebidas alcoólicas, apesar de ser um bom jogador nunca participou de Copa Do Mundo por não ter sido Realizadas duas edições da Copa do mundo (1942 e 1946), devido a Segunda Guerra Mundial. Com isto escritores como, por Exemplo, Carlos Rangel escreveu uma bibliografia de Heleno como, por exemplo, O homem que sonhou com a Copa Do Mundo, isto fez com que o quarto maior artilheiro do Botafogo.
Ele tinha tudo para ser o melhor jogador brasileiro de todos os tempos, mas a guerra, a sífilis e as desventuras de sua vida desviaram seu destino, numa jornada de glória e tragédia. Mais uma pessoa inteligente que tinha um futuro brilhante acaba deixando se levar por drogas baladas e mulheres.
Heleno teve uma trajetória muito vitoriosa e curta em 1959, Quando em um sanatório em Barbacena, após quatro anos dez meses e 25 dias de tratamento, os médicos constataram o seu óbito, aos 39 anos ainda jovem, por paralisia geral progressiva, devido as complicações advindas da sífilis¹ diagnosticada tardiamente. O enterro foi em sua terra natal no mesmo dia de seu óbito, 8 de novembro.
¹ Segundo Dr. Dráuzio Varella, Sífilis, ou lues, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
O período de incubação, em