Resenha filme ensinando a viver
Denis, a criança que vive em um abrigo a espera de um casal que o adote novamente, tem sua relação amorosa com o outro dificultada, visto o abandono que sofreu e as tentativas de adoção que não foram bem sucedidas. O filme mostra claramente que a criança se anula em uma fantasia paralela para conseguir dar conta de tudo o que já viveu e que traz sofrimento.
No texto “Como sobrevivem emocionalmente os seres humanos?”, o autor fala sobre o enorme poder que os seres humanos exercem uns sobre os outros.
Nota-se que a criança tem seu lado emocional comprometido, justamente pela influência daqueles que o abandonaram e de alguma forma contribuíram para seus desajustes de comportamento.
O abandono sofrido por Denis tem graves consequências no seu desenvolvimento relacional com o outro, pois a criança chega a pensar ser sua culpa o insucesso com os adultos e posteriormente isola-se para evitar novos contatos e uma nova fusão com outros possíveis pais. Denis fica o tempo todo dentro de uma caixa, onde está escrito “frágil”, para evitar o contato com adultos e crianças pois, suas vivencias lhes fazem criar a fantasia de que não é deste planeta e que jamais poderá se comportar como um ser humano. Isso mostra a sua dificuldade de elaboração frente ao abandono e o medo de que o mesmo aconteça novamente.
David um escritor famoso que também sentiu-se isolado quando criança e a pouco perdeu sua noiva, identifica-se com Denis pois a trajetória de vida dos dois se parecem e o aprendizado de David ao longo da vida, pode ser de grande ajuda para Denis.
Como citado no texto, a criança depende de duas necessidades básicas: a sobrevivência física e a psicológica, que são das ordens físicas e emocionais. E nessa perspectiva é que David tenta auxiliar essa criança, para que o mesmo possa ter acesso aquilo que é humano e o ajudar