Resenha familia e funcionamento
Curso: Piscicologia Educacional
Resenha: FAMÍLIAS FUNCIONAMENTOS & TRATAMENTOS
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. O autor define estrutura familiar como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a maneira pela qual os membros da família interagem, formando o que chamamos de padrão transacional.
A família é o lugar do reconhecimento da diferença, do aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das primeiras trocas afetivo-emocionais, da construção da identidade. É a matriz: na família nascemos, na família morremos!
A partir desta definição, a família pode ser considerada como um sistema.
O sistema mantém a si mesmo; oferece resistência à mudança e mantém os padrões preferidos, mas a estrutura familiar deve ser capaz de se adaptar quando as circunstâncias mudam.
A função das fronteiras é de proteger a diferenciação do sistema, e a sua nitidez dentro de uma família é um instrumento útil para avaliar o funcionamento do sistema.
Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo, interesse e/ ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta uma série de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais (MINUCHIN,1990).
Minuchin nos apresenta o conceito de fronteiras como sendo as regras que definem quem participa e como participa de um subsistema. Elas podem ser nítida, difusa, rígida, coalisão, associação. Afamília contém subsistemas e é contida por diversos outros sistemas, ou supra-sistemas, todos eles ligados de forma hierarquicamente organizada,possuindo limites ou fronteiras que a distingue do seu meio.
Numa família podemos distinguir claramente quatro