Case - gestão da qualidade
A empresa estava apresentando resultados negativos no Brasil durante alguns anos. Isso ocorria devido a guerra de preços com os concorrentes.
Para recuperar o mercado a Danone criou um desafio agressivo - dobrar seu tamanho (meta fixada em 2005).
Para isso ela criou o programa DNA Danone que se firmava em 4 pilares : Liderança, Inovação, Ambição e Excelência na Execução. O programa foi cascateado a todos os colaboradores da empresa. Isso fez com que eles conhecem as metas e os objetivos da Danone e trabalhassem sistemicamente para o alcance dos resultados almejados.
A Danone estipulou metas departamentais que estavam alinhadas as estratégias da empresa. Além disso, ela criou programas de incentivo e reconhecimentos aos colaboradores.
Como parte da nova estratégia a empresa adotou mudanças na política de preços e investimentos maciços em publicidade para os produtos de maior valor agregado com foco em nutrição e saúde.
Em 2005 a Danone retomou o lucro crescendo 2,0% sobre o faturamento do ano anterior. A partir de 2005 os números só apresentaram crescimento. A Danone fechou o ano de 2006 com um crescimento de 26%, em 2007 a empresa tinha uma participação no mercado de 32,6%, contra 21,3% da Nestlé e 8,5% da Batavo, seus principais concorrentes.
A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, hoje possui um quadro com aproximadamente 2.500 colaboradores, distribuídos em São Paulo, Poços de Caldas, e Guaratinguetá. Além disso, possui escritórios regionais e uma ampla rede de distribuição que atende todo o