Resenha estudos sociais e ambientais - cidades insustentáveis
CAMPUS LARANJEIRAS
NÚCLEO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
ALUNA: MARCELA PEDRITA SIMÕES
ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS – UNIDADE II
Laranjeiras 2013
ALUNA: MARCELA PEDRITA SIMÕES
ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS – UNIDADE II
Trabalho da disciplina Estudos Sociais e Ambientais do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Prof.: Marianna Albuquerque
Laranjeiras 2013
Introdução
A seguinte resenha desenvolverá diversos temas acerca do desenvolvimento insustentável nas cidades. Além disso, será abordada uma discussão sobre o documentário “Uma verdade inconveniente” do ambientalista Al Gore, tratando das causas do aquecimento Global, e a entrevista com Luiz Carlos Mollion, que em contrapartida, mostra os mitos do aquecimento global.
Cidades Insustentáveis - Uma verdade Inconveniente (AL Gore), Entrevista com Luiz Carlos Molion
O modelo das cidades do mundo atual se mostra sem coerência com o ideal de qualidade de vida imaginados para o modelo de cidade sustentável, gerando a necessidade de se obter um melhor planejamento urbano.
Quando se pensa em sustentabilidade, muitas vezes se pensa em durabilidade e respeito ao meio ambiente. Generalizando, uma prática sustentável é aquela que tem o futuro em consideração. No entanto, essa ideia não se reserva apenas ao mundo material. Ela também se aplica ao pensamento, crenças e conduta humana.
Uma prática insustentável irá trazer efeitos negativos que, com o passar do tempo, poderá afetar negativamente uma pessoa, a sociedade e o meio ambiente. O caso mais comum é o crescimento desordenado das cidades, que podemos considerar insustentável devido ao fato de que muitos governantes não buscam conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social.
Consequentemente, existem cidades sem proteção dos recursos naturais, sem preservação das