Resenha ergonomia
Fatores de risco associados à saúde dos dentistas – Uma abordagem epidemiológica.
Klaus Loges (UNISINOS)
Fernando Gonçalves Amaral (PPGEP/UFRGS
Disciplina: Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho
Professora: Márcia Colamarco
Componentes: Daniel Matoso. Gabriel Morotti Jaider Rocha Octávio Henrique Pedro Caires Raí de Castro
Betim
2012
Mãos Precisas
“Fatores de risco associados à saúde dos dentistas – Uma abordagem Epidemiológica”, artigo escrito por Klaus Loges (UNISINOS) e Fernando Gonçalves Amaral (PPGEP/UFRGS), traz um conjunto de questões a respeito da vida, do dia-a-dia de cirurgiões-dentistas. Baseado em pesquisas e estudos o texto nos traz os principais problemas que a profissão de dentista causa nos profissionais que atuam na área.
O estudo apresentado teve como objetivo contribuir para o entendimento das questões relacionadas ao trabalho dos dentistas e suas repercussões sobre sua vida laboral. A metodologia empregada foi baseada em entrevistas dirigidas, tanto a homens, quanto a mulheres, dentistas apresentam problemas de origem musculoesquelética relacionadas ao trabalho.
O fato de a odontologia ser uma profissão que demanda muita precisão e concentração por parte do praticante, ela traz muitas consequências que influenciam no trabalho do dentista, tais como: a carga de trabalho psicofisiológica e pontual, em relação ao número de horas trabalhadas e o manejo de elementos químicos e biológicos, tais como mercúrio e sangue. Ainda nos referindo à rotina de trabalho dessas mãos precisas podemos citar problemas ortopédicos posturais, lesões na espinha, problemas de visão e de membros superiores, dentre outros.
Para avaliar a situação dos dentistas foram desenvolvidas pesquisas com dentistas inscritos no Concelho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em Abril de 2003. Sendo os entrevistados 49 homens e 51 mulheres, escolhidos através do calculo