Resenha - NR17 - Ergonomia
NR 17 – Ergonomia
Trabalho da Disciplina de Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISOCIESC.
Prof. Dr. Luiz Abner de Holanda Bezerra
Joinville, 12 de Abril de 2014
Sumário
Apresentação 3
NR 17 – Ergonomia 4
Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais 4
Mobiliário dos Postos de Trabalho 4
Equipamentos dos Postos de Trabalho 5
Condições Ambientais de Trabalho 5
Organização do Trabalho 5
Anexos 5
Considerações Finais 6
Referências Bibliográficas 7
Apresentação
As Normas Regulamentadoras foram elaboradas pelo Ministério do Trabalho afim de promover saúde e segurança do trabalho nas empresas. As primeiras 28 NRs foram aprovadas em 1978 junto com a Portaria 3.214. Entre elas está a NR 17, que aborda Ergonomia e visa adaptar as condições de trabalho ao trabalhador. (MTE)
Mas o que é Ergonomia?
A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis, o que pode ser entendido como o estudo das leis do trabalho. A Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define ergonomia (ou Fatores Humanos) como “uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”.
NR 17 – Ergonomia
A NR 17 em seus primeiros itens (17.1) visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho as características dos trabalhadores, de modo a proporcionar de conforto, segurança e desempenho. Sendo assim, ela determina quais os aspectos relacionados com a ergonomia do trabalho e aponta os responsáveis pela avaliação e análise ergonômica do trabalho. Os principais aspectos citados na Norma são: