Resenha, Artigo sobre ergonomia na enfermagem
ASPECTOS ERGONÓMICOS RELACIONADOS COM O AMBIENTE E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
As lesões do sistema musculoesquelético, particularmente as algias vertebrais, são conhecidas como riscos ocupacionais entre os trabalhadores de enfermagem. E tentar identificar as causas baseada em aspectos mais amplos é o que está sendo visto com mais frequência. Dentre eles estão, a prática de atividade física, o tabagismo e outros.
Quanto ao trabalho, os fatores de risco mais citados são, manutenção de posturas inadequadas e estáticas, movimentos frequentes de flexão e torção da coluna vertebral e, os fatores ergonômicos inadequados de mobiliários e equipamentos utilizados nas atividades cotidianas da enfermagem. Desta forma o estudo se baseia na interação do homem, o equipamento e as atividades envolvidas, e tem por objetivo discorrer sobre determinados aspectos ergonômicos do ambiente de trabalho como espaço de trabalho, altura da superfície de trabalho e limites de alcance e equipamentos, relacionando-os com as atividades ocupacionais de enfermagem.
Acredita-se que a equipe de enfermagem deve urgentemente desenvolver pesquisas acerca da utilização de equipamentos hospitalares que envolvam não só soluções técnicas como também a política administrativa a respeito do assunto.
É importante destacar que as unidades hospitalares têm problemas ergonômicos comuns e outros específicos que foram discutidos com a finalidade de fornecer possíveis alterações e auxiliar no planejamento de programas de prevenção.
Para finalizar, espera-se que todas as discuções sobre os fatores ergonômicos relatados nesse trabalho, forneçam subsídios que venham a contribuir na prevenção de problemas na coluna vertebral em trabalhadores de enfermagem.