resenha economia educao financeira 2
A moeda surgiu para uniformizar os mecanismos de troca de valores entre as pessoas e antes da invenção da moeda, as pessoas utilizavam a troca negociando um produto por outro, mais conhecido por escambo. Foi com esse comportamento de práticar o comercio que começou-se a se procurar algo que fosse aceito por toda a população como moda de troca. Dai surgiram as moedas de metais, como unidade de valor, que, desta forma, facilitou bastante as transações comerciais e produtos e serviços, por que a partir dela, pode-se ter om clareza um sistema de preços. A moeda também funciona como reserva e valor.
Existe uma diferença entre moeda e dinheiro, uma vez que todo dinheiro é moeda, mas nem toda moeda é dinheiro. O dinheiro é apenas o meio mais tradicional de troca que conhecemos. Atualmente temos diversas formas de moedas, eletrônica, virtual, dinheiro de plástico.
O dinheiro possui três funções: facilitador: intermediário nas trocas facilita a comercialização de produtos e serviços / unidade de valor: traduz o valor que é dado a produtos fabricados / reserva de valor: economizando hoje é possível utilizar o dinheiro no futuro e preservar o seu poder de compra.
Principais agentes em ação da economia no ambiente interno são a família, as empresas e o governo. A empresa e a família trabalham juntas, produzindo e consumindo suas bens. A função do governo é ampliar o bem estar social e para alcançar essa objetivo ela necessita da mão de obra da família e dos produtos e serviços das empresa . A renda do governo vem da cobrança de impostos que são voltados a oferecer produtos básicos que as famílias necessitam e através do relacionamento ação desses três agentes é que se cria todo o ciclo econômico do país.
Planejar e economizar são as palavras chaves para garantir um futuro mais tranquilo e com dinheiro no bolso. Planejamento financeiro nada mais é do que decidir com antecedência o que irá se fazer com o dinheiro ganho. Quem