Resenha doutrina do choque
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO – CSE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: Caue Seur
ACADÊMICO: Bernardo João Rachadel Junior
Resenha Crítica do Documentário “Doutrina do Choque”
O vídeo faz uma leitura da evolução do capitalismo desde as atuações de Pinochet, no Chile, até épocas atuais retratando o terrorismo e o acontecimento devastador do furacão Katarina. Interessante observar a forma técnica e científica que os fatos são retrados, visto que na maioria das ações tomadas por personagens citados no vídeo a autora traça um paralelo com estudos ou teorias de grandes nomes da ciência política e social.
A autora também conduz o documentário de forma que é possível se entender as ações de personagens e organizações, explicando-as de forma a mostrar que o objetivo de tais gira sempre em torno da busca incessante por poder e capital. Por outro lado, ela também traz todos os movimentos que ocorreram que foram de encontro com tais ações, afim de buscar uma humanização das ações. Outro fator de grande relevância no documentário é fato de ela mostrar como as pessoas detentoras do poder atuam quanto ao comportamento humano ante suas decisões como o caso de Margaret tatcher quando toma ações internas quanto a produção, entre outras ações como por exemplo as tomadas na experiência russa que mostrou como algumas ambições de poucas pessoas no poder, fazem com que a miséria chegue a uma maior parte da população.
É Interessante também que se enxergue por meio do documentário, as mãos que manipulam a economia mundial, visto que em tal vídeo é possível notar-se a intensão da autora em por abaixo o mito do fato de o mercado livre mundial ter triunfado por meio da democracia soberana. O que é demonstrado em tela é que muitos nomes conduziram o uso do poder econômico para mover guerras e conflitos, utilizando pessoas e organismos e dirigindo grandes povos a uma realidade de pobreza.
Os exemplos mais evidentes citados no filme são sobre