Resenha do Filme "a doutrina do choque"
Após uma pesquisa relacionada ao documentário A Doutrina do Choque: se descobre que ele foi feito baseado no livro de Naomi Klein, que em resume diz “A doutrina do choque é um conceito que descreve como a exploração social e econômica do sistema capitalista, liberal e sem regulamentação, também chamado de Neoliberalismo, foi utilizado em períodos de mudanças de regimes políticos, catástrofes, guerras e crises financeiras”.
O vídeo faz uma leitura da evolução do capitalismo desde as atuações de Pinochet, no Chile, até épocas atuais retratando o terrorismo e o acontecimento devastador do furacão Katarina. Interessante observar a forma técnica e científica que os fatos são retratados, visto que na maioria das ações tomadas por personagens citados no vídeo a autora traça um paralelo com estudos ou teorias de grandes nomes da ciência política e social.
A autora também conduz o documentário de forma que é possível se entender as ações de personagens e organizações, explicando-as de forma a mostrar que o objetivo de tais gira sempre em torno da busca incessante por poder e capital. Por outro lado, ela também traz todos os movimentos que ocorreram que foram de encontro com tais ações, a fim de buscar uma humanização das ações. Outro fator de grande relevância no documentário é fato de ela mostrar como as pessoas detentoras do poder atuam quanto ao comportamento humano ante suas decisões como o caso de Margaret tatcher quando toma ações internas quanto a produção, entre outras ações como, por exemplo, as tomadas na experiência russa que mostrou como algumas ambições de poucas pessoas no poder, fazem com que a miséria chegue a uma maior parte da população.
É Interessante também que se enxergue por meio do documentário, as mãos que manipulam a economia mundial, visto que em tal vídeo é possível notar-se a intensão da autora em por abaixo o mito do fato de o mercado livre mundial ter triunfado por meio da democracia soberana. O que é