Resenha domínio e fronteiras
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à lingüística 1: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez editora, 2000.
Anna Christina Bentes
Professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley e é líder do Grupo de Pesquisa no CNPq intitulado Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos linguísticos. Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. Coordena o Centro de Pesquisa "Margens" (IEL/Unicamp). É organizadora de várias obras e autora de livros e de artigos científicos. É membro do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora.
Segundo a autora, o propósito da obra é: ir além dos limites da frase, que procura reintroduzir, em seu escopo teórico, o sujeito e a situação da comunicação, excluídos das pesquisas sobre a linguagem pelos postulados dessa mesma Linguística Estrutural, compreendendo a língua como um sistema e como código, com função puramente informativa.
Abrange três momentos com preocupações teóricas bastantes distintas entre si. No primeiro momento é voltado para a análise transfática onde não conseguiam explicar as teorias sintáticas que ficassem limitadas ao nível da frase; no segundo houve a competência textual do falante, ou seja, a construção de gramáticas textuais e no terceiro o texto é visto não como um produto acabado, mas como um processo, resultante de operações comunicativas e processos lingüísticos em situações sociocomunicativas.
A construção dos sentidos no texto diz respeito ao modo como os elementos dão sentido quando chega aos interlocutores. A textualidade é aquilo que