Resenha do vídeo: Gestão da manutenção
Como vimos no vídeo, Gestão da Manutenção consiste em manter operação ativa, para obter lucros, poucas direções tem conhecimento da sua grande eficiência para redução das perdas. A manutenção faz parte da gestão estratégica e é de muita importância para conhecimento do ambiente interno de uma empresa e suas atividades.
É necessário que as empresas desenvolvam a Gestão da Manutenção e para isso é necessário preparar os profissionais que farão parte da gestão das empresas em relação a Gestão da Manutenção, e essa preparação deve ocorrer na base, nas universidades e nos cursos universitários
As empresas precisam desenvolver políticas de manutenção, haver mais investimentos na área e o real conhecimento da empresa por suas diretorias, assim pode gerar renda e diminuição das perdas, além de maior eficiência na sua produção, obtendo-se qualidade em produtos e serviços.
Como questão cultural, a indústria deve investir mais na tecnologia de manutenção, evitando assim perda de produtividade e recursos. São benefícios potenciais da manutenção adequada: maior segurança, maior confiabilidade, maior qualidade, custos operacionais menores, maior vida útil, valor residual mais alto.
O Professor Celso orienta que os gestores entenda suas dificuldades, desafios na área de Manutenção para enxergar vantagens, para apoiar com um direcionamento orçamentário, para investimento e tecnologia e mão de obra,assim melhorar seus resultados.
A função manutenção é fonte de melhorias, aumenta a eficiência dos processos e reduz perdas de equipamentos, sendo de interesse que todos os níveis procurem conhecer e se aperfeiçoar em suas tecnologias. Procurar a formação de equipes e grupos de estudos para reavaliar e diagnosticar como está essa área dentro da indústria e com investimentos.