Resenha do texto Projeto Político Pedagógico: uma construção possível
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. “Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”. In: ___ (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. 24ª.ed. Campinas: Papirus, 1995, pp. 11-34.
O objetivo desta resenha é discutir o processo de construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (doravante PPP), à luz do texto de Ilma Passos Veiga e assentado em bases democrático-participativas, como parte constitutiva da afirmação da autonomia das escolas e, sobretudo, da atuação articulada entre a ação dos professores e os processos formativos dos alunos, tendo em vista a consecução dos fins da educação escolar no que tange à efetivação da educação como um bem público e direito universal. A construção do PPP se dá num cenário de intensas transformações na sociedade contemporânea, em que é necessário retomar o sentido do trabalho escolar, bem como o papel das escolas e dos professores na construção de uma educação de qualidade social, considerando as necessidades dos alunos.
No contexto atual, a escola vem sendo questionada acerca de seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais. Essas alterações do capitalismo criam novas demandas e exigências para a escola, dentre as quais: o estabelecimento de finalidades educativas mais compatíveis com os interesses do mercado e do mundo do trabalho; a requisição de habilidades e competências que tornem os trabalhadores mais flexíveis e polivalentes para a vida profissional; a implementação de práticas docentes e escolares mais compatíveis com a chamada sociedade do conhecimento e da informação; as mudanças nas atitudes, no comportamento e, sobretudo, no trabalho docente, que tem por base expectativas, objetivos e ações externamente delineadas.
As pressões para que as escolas se ajustem às mudanças em curso estão trazendo implicações substantivas para a construção do PPP da escola, uma vez que este nem sempre passa a representar o corpo e a