Desafio profissional
Introdução:
A urbanização sem planejamento, sempre vai acarretar problemas. Moradias construídas no entorno de nascentes de rios, regiões vulneráveis a inundações, solo contaminado ou propício a deslizamentos, insetos, animais peçonhentos e sem infraestrutura urbana. Problemas sentidos na pele pela comunidade de Vila verde.
Diante destes problemas, a diretora da única escola situada na comunidade resolveu convidar os pais dos alunos para uma reunião da Associação de Pais e Mestres. E levantou o problema referente ao córrego próximo a escola, pois o mesmo estava prejudicando o bom andamento das aulas e o desempenho dos alunos. Pois os alunos adoeciam com frequência ficando assim impossibilitados de frequentar as aulas. Também foi relatado pelos professores que em dias quentes as janelas são fechadas para evitar a entrada de insetos e mau cheiro e que em dias de chuva o córrego transbordava e era comum o aparecimento de ratos na escola.
Assim reconhecendo o problema e levantando as questões as serem melhoradas, a Associação resolveu mobilizar toda comunidade, para um plano de despoluição das águas do córrego. E se conscientizando que este problema teria que ter uma ação junto com as autoridades locais, rádios, grupos religiosos, ONGS em fim todos que moravam na comunidade teriam que se mobilizar em prol de um bem comum. A despoluição das águas do córrego.
Passo1
Medidas práticas a serem adotadas para melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade.
_Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano
_Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Transbordamento do córrego em dias chuvosos.
Não jogar lixo nas vias públicas.
Dispensa de óleo pelo ralo da pia ou no quintal.
O uso do óleo para fazer sabão caseiro ou coloca – ló em garrafas pet e descarta – lós em postos de coletas autorizados
Dispensa inadequada de materiais tóxicos também causam