Indicadores ácido base
Outra maneira de se medir o pH é usando os indicadores ácido - base:
Os indicadores ácido-base são substâncias que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base.
Alguns exemplos: fenolftaleína, que já vimos no laboratório.
suco de repolho roxo: este apresenta várias cores, de acordo com o pH das substâncias. Veja:
Observe que para substâncias ácidas o suco de repolho fica avermelhado e para substâncias básicas fica meio verde e também amarelo. Não é preciso memorizar essas cores. Nas avaliações eles dão os dados sobre pH e cores no enunciado. Veja como isso é cobrado nas provas, como PISM e ENEM:
1. O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala apresentada abaixo. Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:
a) ácido / básico / básico / ácido.
b) ácido / básico / ácido / básico.
c) básico / ácido / básico / ácido.
d) acido / ácido / básico / básico.
e) básico/básico/ácido/ácido.
resposta: letra e!
Viu como é fácil:)
Outro exemplo:
2. Observe a tabela abaixo que apresenta alguns indicadores alternativos e outros utilizados em laboratório, bem como sua relação com o pH