indicadores ácido-base
Alguns indicadores são tão eficientes que indicam até mesmo o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substâncias. Este grau é chamado do pH (produto hidrogeniônico) que mede a quantidade do cátion H+ das soluções. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de 0 a 14. O maior número indica solução básica e o menor número indica uma solução ácida. Se o valor de pH 7, a solução é neutra.
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.
Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea.
Papel tornassol: Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul. Este tipo de papel, ao entrar em contato com uma determinada solução, muda de cor. O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida passa para a cor vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda para a cor azul.
Alaranjado de metila: é um indicador frequentemente usado em titulações por causa de sua clara mudança de coloração. Diferentemente de um indicador universal, o alaranjado de metila não tem um largo espectro de mudança de cores, mas tem um bem definido ponto final. Em uma solução começando a se tornar menos ácida, o alaranjado de metila tornar-se-á de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo. Processo inverso ocorre