Resenha Ppp
VEIGA, Ilma PASSOS (org.) Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível: Editora Papirus, 2005 – (Coleção Magistério Formação e trabalho pedagógico).
No primeiro capítulo a autora nos apresenta de forma sucinta e coerente as bases para criação e elaboração do projeto político-pedagógico.
Seu texto é claro e de fácil assimilação, podendo ser entendido por leigos no assunto, procura expor suas ideias no capítulo de abertura sem ser uma leitura cansativa.
No segundo capítulo o assunto é resumido com conhecimento de causa pela professora Antônia, como cada autor do livro é responsável, ou foi convidado a expor seu pensamento sobre determinado assunto, não se encontra no texto ideias mirabolantes para execução do processo, suas orientações para a gestão da escola tem bases na realidade na qual vivemos. Mesmo discorrendo sobre organização, hierarquia, prioridade nota-se a ênfase atribuída ao caráter formativo da escola. No terceiro capítulo pode se verificar a aplicação de uma linguagem mais técnica, sua compreensão mostra-se um pouco mais complexa para os que não estão envolvidos no âmbito da educação.
Com uma linguagem mais rebuscada impede a fácil assimilação do conteúdo, nota-se que trata de um documento elaborado a seus pares.
Porem devemos destacar a analise critica na parte final do texto, quando discorre sobre a pesquisa efetuada em uma escola, é interessante a visão, e o distanciamento, com que as situações na escola pesquisadas são observadas.
No quarto capítulo é defendido pela professora Carmen a autonomia que cada escola deveria ter.
Delega aos diretores e coordenadores a posição de controle, bem como a prestação de contas a sociedade, sem as amarras e burocracias de um órgão governamental.
No quinto capítulo temos outro exemplo de um texto com linguagem técnica e de difícil compreensão.
Nota-se uma descrição mais envolvida no campo da filosofia do que em