Resenha Do Texto Monica
O texto tem como objetivo principal mostrar e analisar a diversidade cultural em uma escola do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, esta que é frequentada por alunos habitantes da periferia da cidade. De tal forma, o autor apresenta também o processo histórico de organização dos sistemas nacionais de ensino.
A história da educação no Brasil acompanha o fluxo da escolarização em massa popular, pois estava presente no ideário dos fundadores da nação brasileira. Mais tarde, tenta-se a implementação de um ensino público e gratuito, contudo o tal sistema não obteve sucesso.
Foi então que, entre 1930 e 1960, a escolarização de massas no Brasil apresentou modificações, assim a ideia Iluminista foi superada, dando espaço para a construção de inúmeros prédios escolares, em diversos estados do país.
Em relação a cultura escolar, ela pode ser observada de diversas maneiras, que vai desde o espaço físico até seus móveis. A autora mostra que é necessário romper o isolamento da escola com a comunidade que a cerca, pois somente assim serão resolvidos os problemas que existem dentro da educação no Brasil.
Essa situação é bem explicada no filme “Entre os Muros da Escola”, o filme acontece em uma escola publica de Paris onde há uma diversidade racial e cultural muito grande e, o preconceito e conflito é muito comum entre eles. Muitos alunos tinham um desinteresse muito grande pela educação e o aprendizado, entre eles se destacavam duas meninas e um menino que se chamava Souleymane, este não fazia tarefas, não trazia materiais escolares e muito indisciplinado. Mas François era um professor muito dedicado e dava importância ao aprendizado de seus alunos, buscou um novo método, um método que possibilitasse um maior aprendizado para seus alunos e que fizesse com que eles expressassem seus sentimentos usando auto-retrato. Souleymane resitiu por não gostar de