Resenha do Texto: Educação Urgente: para quê.
VALE, J. M. F. Educação Urgente: para quê. In: Projeto de Educação Continuada: Módulo. A escola pública e suas relações humano-sociais e educacionais. Bauru: Unesp/DE, 1997.
José Misael Ferreira do Vale é graduado em Filosofia, Bacharel e Licenciado pela Universidade de São Paulo (1967), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
No texto Educação Urgente: para quê, Vale aborda as questões que envolvem o desenvolvimento da sociedade tendo por base a educação, sua principal forma de se apresentar e a sua importância no contexto social.
O autor inicia o texto descrevendo que a educação está entre as primeiras necessidades sociais, vista como prioridade e principal bem social reconhecido pelo povo e que se alinha com a alimentação, a moradia, o emprego e a saúde. Ainda acrescenta que a Educação adquire uma especial importância quando vista como prática social, num contexto em que percebe a necessidade de superar a desigualdade social que tanto eleva a minoria e coloca abaixo da linha da pobreza a maioria.
Com uma educação emancipadora, uma educação comprometida com o social, muitas dessas pessoas não estariam abaixo da linha da pobreza, não haveria no nosso país tido como rico pessoas miseráveis, haveria emprego, salários dignos, pessoas informadas de seus direitos e deveres dentro da sociedade e ainda mais pessoas comprometidas com a sociedade, consequentimente tiraria essas pessoas da margem da linha da miserabilidade.
Vale ressalta no texto a falta de um projeto nacional que vise a transformação social do país, um projeto que trabalhe com a sociedade política e a sociedade civil e acrescenta que sem a presença do mesmo,