Resenha do artigo “Administrar o tempo é planejar a vida”
Introdução
Eduardo Chaves é professor titular aposentado da UNICAMP, onde trabalhou por 32 anos, é consultor de empresas e organizações não-governamentais. Concluiu seu Ph. D. em 1972 na Universidade de Pittsburgh, em Pittsburgh, PA, EUA na área de Filosofia. Na UNICAMP foi professor de teoria do conhecimento, filosofia política e filosofia da educação.
Administrar o Tempo é planejar a vida
Administração do tempo é o tema do artigo escrito por Eduardo Chaves, o artigo trata-se de um resumo do livreto Administração do tempo(1992), também de autoria do escritor. O autor nos informa que administrar o tempo não é uma mera contagem de minutos de nossas atividades, mas sim priorizar as atividades prioritárias, sabendo-se que na sociedade em que vivemos nunca teremos tempo suficiente para tudo, então temos que eleger nossas prioridades. Mas aí o autor nos interroga com as seguintes questões: Como definir o que é prioritário? Pois dentro do prioritário temos o importante e o urgente, mas o que fazer primeiro? O autor nos sugere as coisas que sejam ao mesmo tempo importantes e urgentes. Mas nos faz novamente a suscitar: Existem coisas que consideramos importantes, mas que não são tão urgentes, e coisas que são urgentes, mas que não damos a mínima importância.
Nesse momento de definição entre o importante e o urgente, o autor nós faz refletir, que definitivamente não somos donos de todo nosso próprio tempo. Nem mesmo temos a sua autonomia, pois na busca de nossa sobrevivência, somos obrigado a ceder grande parte de nosso tempo a outras pessoas.
O autor nós lembra que mesmo assim, ainda temos muito a melhorar no aproveitando do tempo disponível a cada um de nós, pois ainda perdemos muito tempo em