Resenha do texto democracia e gestão local
Cita-se a descentralização das políticas públicas pós anos 80 e uma tentativa de reconfiguração dos procedimentos decisórios das prefeituras, de modo que os pontos de ação vão desde a definição dos objetivos até a avaliação das decisões. Entre esses pontos também se englobam mais responsabilidade, reconhecimento dos direitos sociais e a abertura de canais para a participação da sociedade, ou seja, grande reforma municipal.
Em questão do termo governança, os autores assumem o ponto de visão da governança democrática para avaliação dos conselhos, em tal ponto é discutida a própria questão da democracia local. É analisada também a questão de legalidade do sistema, é pregada a necessidade de um conjunto de liberdades que asseguram os direitos dos cidadãos.
Outro ponto relacionado à governança é analisado pelo uso da mesma na questão da utilidade para relacionar os desafios colocados e à construção de soluções, pois os autores identificam que um dos principais problemas da democracia brasileira são relacionados com o baixo vínculo entre a legalidade e a realidade das instituições das administrações públicas, exemplos citados giram em torno da fragilidade dos mecanismos de garantia dos direitos de cidadania e a desigualdade social. Os autores do