Resenha do livro "O verbal e o não verbal"
O primeiro capítulo trata da comunicação e suas variáveis. A autora o inicia com a definição da palavra comunicação que vem do latim “communicare” cujo um dos significados seria conferenciar. Teixeira também salienta a necessidade que o homem sente de se comunicar, mostrando que o fato de ele fazer uso da linguagem verbal é o que o diferencia dos outros seres. Ela ainda escreve sobre as falhas que podem ocorrer no processo de comunicação, que sempre depende de um locutor, uma mensagem e um interlocutor causando um ciclo de troca de informações, que literalmente nada mais é que o ato de interagir.
No segundo capítulo, Teixeira relata as diferenças entre as linguagens verbal e não verbal e as classifica como digital e analógica, mostrando como elas podem influenciar ate mesmo no comportamento humano. A autora também faz ligações dessas linguagens a áreas do cérebro humano explicando que o esquerdo é dominante no controle da fala e da linguagem verbal e o direito vê a imagem e é capaz de mobilizar uma resposta não verbal.
A origem social das linguagens como sistemas signos é tratada no terceiro capítulo, demonstrando que elas sofrem mudanças constantes de acordo com a necessidade dos falantes da língua. Nesse tópico consiste a idéia de que existem diversas estruturas para falar de um mesmo acontecimento, fato, assunto. Teixeira faz relações entre signo e seus significantes e em seguida dá vários exemplos de textos, fotos e propagandas onde ocorrem tais