pensar na vida
Responda, de forma precisa, às seguintes questões:
Diga qual o tema do texto.
O tema do texto Simon Blacburn, Pense – Uma Introdução à Filosofia é, que nem tudo na vida se resume a um “apenas nós” mas sim a um “eu”, pois todos os problemas que são resolvidos acabam por interferir com as nossas preocupações.
b) Formule, sob a forma de uma questão, o problema tratado no texto.
O problema tratado no texto é o seguinte: Será que o “eu” existe ou resume-se tudo a um “apenas nós” e a mais ninguém? c) Enuncie a tese defendida pelo autor.
A tese defendida pelo autor é que todos somos iguais, por isso tanto os homens como as mulheres têm os mesmo direitos não é por sermos de um sexo diferente que temos que ter/ fazer coisas diferentes do sexo oposto.
d) Sintetize os argumentos apresentados.
O autor apresenta vários argumentos sobre respostas de vários países e culturas a diferentes problemas da sociedade. Estes argumentos revelam-se ao longo do texto, são: a condução em que os Britânicos conduzem pela direita e os Americanos pela esquerda, a negação do ensino ás mulheres no Afeganistão, a negação á existência de igualdades de tratamento perante a doença, o ensino e os meios de subsistência a toda uma classe de pessoas segundo o seu nascimento e o sistema no qual algumas pessoas pertenciam de corpo e alma a outras
Para reflexão e desenvolvimento:
a) O autor refere algumas situações, existentes no mundo, que “transgridem as fronteiras de preocupação e respeito que pensamos ser imprescindível proteger”. Refira outra situação que considere semelhante, apontando as suas implicações negativas. Outra situação, é que em alguns países a mulheres não podem sair á rua sozinhas, e quando saem é com os maridos , porém têm que ter vestido uma burca podendo só serem vistos os olhos destas. O aspeto negativo é que elas não podem ter a liberdade de vestir aquilo que querem, são quase comparadas como umas escravas pois