A vida social na contemporaneidade o pensar critico como desafio no tempo presente
No dia onze de Setembro de dois mil e quatorze, recebemos no gramado do campo de society na faculdade do vale do Jaguaribe (FVJ), a professora Alba Maria Pinho de Carvalho que possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA(1973), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC(1982) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC(1999). Desenvolveu o Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/UA Portugal, para ministrar a palestra cujo tema foi: A vida social na contemporaneidade o pensar critico como desafio no tempo presente, a palestra contou com a presença do curso de Serviço social, da fvj como também de turmas do direito e administração.
A palestra da Professora Alba foi bastante interessante, sua analise da vida social na contemporaneidade foi muito bem explanada de fácil compreensão, e didaticamente muito bem elaborada, em sua fala inicial trouxe como pensar critico sobre a produção do pensar critico, principalmente no serviço social nos convidou a fazer uma reflexão sobre a realidade contemporânea nos movimentos de sua complexidade, como se fazer um pensar critico em tempos líquidos em que a critica se faz bem raro. Como a vida acontece em sociedade neste século XXI.
Falou das mudanças sociais acontecidas, do acumulo de informações em ritmos acelerado, passando pela mediação das maquinas e a tecnologia sem limite vivenciada atualmente. Nesse contexto a necessidade contemporânea de conexões permanentes, uma nova forma de comunicação onde no mesmo momento que aproxima as pessoas distantes uma das outras acaba por afastar do convívio social esse mesmo ser, trazendo assim novas formas de nos relacionarmos, sendo o individualismo uma marca crescente da contemporaneidade, como também a felicidade do consumo, força e poder, onde tudo e marcado por padrões e tudo se transforma em mercadoria. Assim em meio ao