Aristóteles
Nasceu em Estagira, na Macedônia em (384-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos grego da Antiguidade , aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu.
Segundo Aristóteles, a finalidade básia das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais .
Aristóteles via o homem como animal político .
Ele afirmava que o homem, por sua natureza, é um ser social, pois, para sobreviver não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes .
Para ele , a organização social adequada à natureza é a pólis (cidade-estado) da Grécia Antiga , porque la se encontra as realidades existentes naturalmente , e o homem é por natureza um animal politico.
Na Antiguidade, Aristóteles distribuía as ciências em dois ramos básicos:
. Ciências teóricas: têm por objetivo o conhecimento puro e racional do mundo . Exemplo: Física, matemática, biologia etc .
. Ciências práticas: têm por objetivo o conhecimento de princípios instrumentais a serem aplicados no comportamento social e intelectual do homem. Exemplo: Moral, política , lógica etc.
FAMILIA E EDUCAÇÃO
O Estado deve promover a família e a educação, legislando sobre as mesmas.
"Convém fixar o casamento das mulheres nos dezoito anos, e o dos homens nos