Resenha do livro o que é ideologia
Autora: Marilena Chaui
Coleção Primeiros Passos Leila Santos
Segundo Marilena, o termo Ideologia surgiu na França, em 1801 no livro
“Elementos da Ideologia”, cujo autor é Destutt de Tracy. Apontamos também que tal termo foi empregado por Augusto Comte em “Curso de Filosofia Positiva” e explica sucintamente que, para os positivistas, ideologia era um conjunto de ideias de uma época, em que eles afirmavam que “o poder pertence a quem possui o saber” e que quando as ações humanas contrariassem as ideias, elas seriam tidas como desordem, o que contrariava o lema da sociedade positivista de “Ordem e Progresso”.
A autora mostra a utilização da palavra Ideológica” por Durkheim no livro “As regras do método sociológico”, no qual a sociologia é caracterizada como conhecimento objetivo, observacional e necessário da sociedade.
De acordo com Chauí, Durkheim chama de ideologia todo conhecimento da sociedade que não respeite os critérios de objetividade apresentados na ciência sociológica e critica os sociólogos que assumem postura ideológica, pois considera tal atitude subjetiva e tradicional.
Buscando mostrar aos leitores os conceitos marxistas de ideologia, a autora afirma. que para Marx é de extrema importância que saibamos compreender a história como história dos homens e história da natureza, cujos aspectos são inseparáveis e se condicionam mutuamente, pois juntas essas histórias determinam as condições concretas de nossa existência.
Em seguida, a autora demonstra o conceito de alienação proposto por Marx a partir da filosofia hegeliana. Nele Karl Marx salienta a situação dos proletários em relação aos capitalistas: aqueles que possuíam mão-de-obra e conhecimento sobre a produção dos objetos, ao mesmo tempo não possuíam condições para adquirirem as mercadorias produzidas por eles próprios e se tornavam assim “subordinados” aos donos dos meios