RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “LINGUAGEM E IDEOLOGIA” DE JOSÉ LUIZ FIORIM
ARIANA MATOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II
EUNÁPOLIS
2011
ARIANA MATOS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “LINGUAGEM E IDEOLOGIA” DE JOSÉ LUIZ FIORIM
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, para a disciplina de Português Instrumental II sob a orientação da professora Eliane Souza.
EUNÁPOLIS
2011
1. INTRODUÇÃO
Com intuito de compreendermos a linguagem como um elemento muito além da comunicação e seu vínculo com a ideologia. Analisaremos a obra “Linguagem e Ideologia” de José Luiz Fiorin, uma renomada obra, que abrange a linguagem como um todo e a ideologia como determinação dessa linguagem.
Com embasamento na obra, e com discussões desenvolvidas em sala acadêmica, discorremos este trabalho em três partes: (1) as credencias do autor e da obra, com objetivo de conhecermos um pouco mais a história da obra e do autor seu desenvolvimento ideológico; (2) conhecimento, nesta parte o resenhista compartilha uma breve síntese da obra, explanando algumas teses expostas na obra e (3) reflexão crítica, uma conclusão do resenhista e sua crítica.
Este trabalho foi elaborado como exteriorização a partir das inúmeras leituras e reflexões sobre a obra, o significado individual sobre linguagem e ideologia e os tantos outros elementos abordados na obra de Fiorin, obviamente que as reflexões exposta neste trabalho acadêmico não serão, tão expressivas como a obra, pois esse objetivo diante de tão brilhante obra e ilustre autor, necessitaria de mais anos de formação ideológica, porém são compreensões e conceitos desenvolvidos como um esboço.
Como o autor mesmo cita, se esse trabalho revelar equivocado só resta exclamar: “é maravilhoso! A coisa mais importante de dizer sempre é: eu me enganei.” (FIORIN apud JAKOBSON, 2007, p.07). No fim o grande e engenhoso plano é