Resenha do Livro Vidas Secas
Um fato a ser destacado é a falta de ligação entre um capítulo e outro, eles não seguem uma ordem, podem ser lidos aleatoriamente, apenas o primeiro e o ultimo que devem ser lidos em sua ordem corretamente para haver o pleno entendimento do romance.
Os personagens são: Fabiano, Vaqueiro rude, que não consegue se expressar por não ter frequentado a escola, e sente orgulho de viver perante às diversidades do nordeste; Baleia, cadela que é tratada como um membro da família; Sinhá Vitoria, que é esposa de Fabiano, e que o ajuda sempre; Fabiano possui dois filhos, o mais novo, é um fan de seu pai, fica maravilhado com suas historias, já o outro filho, o mais velho, tem o sonho de sair do sertão, e mudar de vida.
Fabiano, que era um homem rude, certa vez entrou em uma enrascada, pois um soldado o desafiou num jogo de apostas, e ele aceitou, porem perdeu, e teve que ouvir o soldado o insultar de todas as maneiras possíveis, ate que não aguentando mais ouvir resolveu xingar a mae do soldado, e foi preso. Na prisão, Fabiano pensava na família e na falta que sentia dela, pensou também o que o fez estar naquela situação, e então começa a gritar e a xingar.
Como já foi citado, Fabiano possuía dois filhos, o mais novo admirava o pai , já o mais velho, gostava de sonhar, admirava a beleza das palavras, queria saber seus significados, e em um certo dia, quis saber o significado da palavra inferno, ele pergunta a todos da família, porem ninguém deu atenção, por isso ele desistiu e se volta para Baleia, sua cadela, que o ouvia atentamente.
Quando o inverno chegou, um dia de chuva, a família inteira se reúne em casa para ouvir as historias de Fabiano, que não correspondiam com a