classes
Não exerce nenhum outro papel que não seja ser índice da função gramatical de termo que ela introduz.
Exemplo :Aldenora gosta de Belo Horizonte
A preposição de une a fora verbal gosta ao termo complementar Belo Horizonte.
Ora cada preposição tem o seu significado unitário,que se desdobra em outro significados contextuais(sentido).Para tanto o caso da preposição com,à qual as gramáticas atribuem englobadamente os significados de ‘‘companhia’’ (dancei com Marli) modo (estudei com prazer) instrumento (cortei o pão com a faca) causa (fiquei com medo do ladrão).
Assim em corta o pão com a faca, sabemos o que é ‘‘cortar’’ ‘‘pão’’, ‘‘faca’’. entendemos que a faca não só esteve presente ao ato de ‘‘corta’’ o pão mas foi o ‘‘instrumento’’ utilizado para a realização desta ação.
Já em dancei com Marli,emerge depois da noção de ‘‘copresença’’o sentido de ‘‘companhia’’ pois que em geral não se pratica sozinho.
Estudei com prazer,o prazer só não esteve ‘‘presente’’ mas representou o ‘‘modo’’ de como a ação foi levada a termo.
Locução prepositiva:é o grupo de palavras com valor e emprego de uma preposição.Em geral a locução prepositiva e constituída de advérbio ou locução adverbial seguida da preposição de,a ou com.
O garoto escondeu-se atrás do móvel.
O colégio ficava em frente a casa.
Preposições essenciais e acidentais:
Há palavras que só aparecem na língua como preposições:a,ante,até,com contra,de,desde,em entre etc.(essenciais)
Acidentais:as palavras que, perdendo o seu valor e emprego,passam a funcionar como preposição:durante,como,conforme,feito,exceto,salvo,visto etc.
Observação:Só as preposições essenciais se acompanham de formas tônicas dos pronomes