Resenha do Livro Teologia B blica do Antigo Testamento
(Geerhardus Vos).
Geerhardus Vos (1862-1949) Era um teólogo reformado e um representante muito respeitado em Princeton Teologia. Geerhardus Vos nasceu na Holanda, e veio para os Estados Unidos em 1881 quando possuía 19 anos, e aos 31 anos tornou-se professor de Teologia Bíblica no Princeton Seminary e veio a falecer aos seus 87 anos de idade.
Geerhardus Vos comenta na primeira parte do livro, que a Teologia Bíblica lida com a auto revelação de Deus, sendo que a mesma se encontra registrada na Bíblia e que a revelação é a interpretação da redenção. Vos também diz que o processo de desdobramento da revelação se dá pelo principio de progressão histórica, ou seja, ao longo de uma série de atos sucessivos, dividindo assim o curso da revelação em períodos.
Dentro do campo da revelação distingue-se a revelação geral (natural) e a revelação especial (sobrenatural). Antes da queda do homem, a revelação geral consistia pela natureza interior, através da consciência religiosa e moral, e a natureza exterior, através das obras da natureza externa, acrescentando assim a revelação especial. Mas após o ser abalado pela entrada do pecado, a revelação natural também é abalada, necessitando de correção, e tal correção vem através da revelação especial, que não somente restaura a percepção de verdades naturais, mas principalmente introduz um novo universo de verdade sobre a redenção do homem. Dentro da revelação especial, temos a revelação especial pré-redentora e a revelação especial redentora.
A revelação pré-redentora se trata do processo de prova pelo qual o homem seria elevado a um patamar de religião e bondade mais alto, que se da por quatro princípios, a vida em seu potencial máximo, o teste ou provação, a da tentação e pecado, e por último, a morte.
A primeira revelação especial redentora se dá no dialogo de Deus com o homem após sua queda, onde foi trazido ao homem o sentimento de vergonha e culpa, além de ser dirigido