Resenha do livro software livre - a luta pela liberdade do conhecimento
Software Livre:
A luta pela liberdade do conhecimento
Ezequiel Ferreira de Jesus – Turno Vespertino
Silveira, Sérgio Amadeu da. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2004, Coleção Brasil Urgente, 79 p.
O autor é sociólogo, professor universitário e mestre em ciência política com a dissertação Poder no ciberespaço: o Estado-nação, o controle e a regulamentação da Internet, defendida em 2000. É doutorando do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Escreveu o livro Exclusão Digital: a miséria na era da informação (Editora Fundação Perseu Abramo) e foi um dos autores e organizadores da coletânea Software livre e inclusão digital. Organizou e coordenou o Governo Eletrônico da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde lançou o programa de telecentros para o acesso da população carente à rede mundial de computadores. É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Coordena o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre do governo federal e integra o Conselho Diretor do Serpro. Participou da delegação oficial do Brasil na Cúpula da Sociedade da Informação, ocorrida em dezembro de 2003, em Genebra, sendo um dos principais defensores da sociedade da informação como uma sociedade do compartilhamento do conhecimento.
O autor no primeiro capitulo já mostra tudo que está envolvido nessa batalha entre as mega empresas de tecnologia e os defensores do uso de softwares livres. Cita o período de inicio desse entrave e os principais envolvidos. Mostra tambem o quão é importante e produtivo o conhecimento e a informação para o crescimento e desenvolvimento de um povo.
No segundo capitulo o autor nos coloca a par da quantidade de pessoas envolvidas em desenvolver esses softwares livres e os milhões de usuários regulares desses sistemas operacionais e aplicativos. Ele tambem nos dá algumas