Iohiuoh
2343 palavras
10 páginas
RESENHASoftware Livre
A Luta Pela Liberdade do Conhecimento
Nome: Pedro Henrique Ferreira Mendes http://algoritmizando.com Março 2010
Software Livre
Da SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Software Livre – A luta pela liberdade do conhecimento. Fundação Perseu Abramo, 2004. 79p. Sérgio Amadeu é sociólogo, professor universitário e mestre em ciência política. É doutorando do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Escreveu o Livro “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” , além de ser um dos autores e organizadores doa coletânea Software Livre e a Inclusão digital. É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e o diretor-presidente da Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Participou da delegação oficial do Brasil cúpula da Sociedade da Informação, que aconteceu em dezembro de 2003 em Genebra.
O livro “Software Livre” de Sérgio Amadeu da Silveira dá várias definições. Software Livre, Copyleft, licenças GPL, Unix, Linux, BSD entre outras. O livro também mostra, com vários argumentos, o quão bom seria a implementação de software livre nos serviços públicos e privados. O dinheiro gasto com licenças de uso poderia ser convertido em infra-estrutura.
No primeiro capítulo é basicamente falando do compartilhamento de informações e quem o apoia. O movimento do Software livre começou nos anos 1980 e se espalhou pelo planeta. Os maiores defensores do movimento são os hackers, acadêmicos e as forças político-culturais. Os opositores são as megaempresas que tem um modelo econômico baseado na exploração de licenças de uso. Como a tendência da economia capitalista é se tornar crescentemente baseada em informações e bem intangíveis. Saber fazer programas de computador será cada vez mais vital para um país. A essência do software é o seu código-fonte, onde contém várias linhas de códigos que será traduzido somente por uma linguagem que o computador entenderá. Conhecimento é um bem