Resenha do livro Raízes do Brasil
***RAÍZES DO BRASIL***
Sérgio Buarque de Holanda
Resenha apresentada ao curso de licenciatura em história da Universidade Federal da Bahia – UFBA como atividade da disciplina: Introdução ao Trabalho Acadêmico, do semestre 2013.1.
Orientadora: Professora: Lígia Bellini
(UFBA)
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: HOLANDA, Sérgio Buarque de. 1902-1982.
Raízes do Brasil / Sérgio Buarque de Holanda. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Sérgio Buarque de Holanda, filho de Christovam Buarque de Holanda e Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Holanda, nasceu em 11 de julho de 1902, em São Paulo, no bairro da Liberdade. Depois de lecionar em várias escolas superiores, tornou-se, em 1956, catedrático de História da Civilização Brasileira na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Sua formação acadêmica foi em Direito, mas exerceu a profissão de crítico literário e jornalista. Sérgio é considerado como um dos principais ideólogos e pensadores que desenvolveu teorias que mudaram a forma de pensar o Brasil. Para isso ele vai atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro, deixando claros os momentos mais consideráveis na história, ele vai construindo um panorama histórico de forma que nos faz imaginar cenários brasileiros futuros.
O livro é curto, discreto, claro, porem, bastante objetivo. É dividido em sete capítulos que juntos teorizam sobre nossa formação histórica e social que vem da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social de um povo. Para que seja compreendido, o autor nos oferece uma análise do passado através de uma escrita sobre nossa nacionalidade. Ele busca nas “raízes” desta sociedade uma explicação para o atraso social existente no país, produzindo, ao mesmo tempo, hipóteses para uma possível superação deste retrocesso. Segundo ele, a formação do Brasil contemporâneo está diretamente ligada