Cultura
A cultura é transmitida por herança social, e uma geração transmiti cultura para outra por meio do processo de socialização. Esta compreende a totalidade das criações humanas: abrange tudo o que foi criado pela humanidade, como ideias, valores, manifestações artísticas, crenças, instituições sociais, etc.
Exclusiva das sociedades humanas, ela se concretiza por tudo aquilo que o ser humano produz para satisfazer suas necessidades e viver em sociedade. É construída e compartilhada por membros de uma determinada coletividade. Manifesta-se por meio de diversos sistemas que influenciam o indivíduo, determinando sua forma de pensar e agir.
As trocas culturais, consequentes do contato de diferentes sociedades, é algo bastante normal e importante, pois possibilita que os membros de cada sociedade pensem sobre como organizam sua vida social, suas crenças e como agem em determinadas circunstâncias.
No entanto, o homem costuma comparar a sua cultura às demais, e geralmente por entender que o seu “regime” é o correto, costuma rejeitar o regime de outrem. E dentro deste assunto é que surgiu o relativismo cultural, que supõe que cada sociedade tem seus próprios princípios e crenças, e por isso conceituam uma ideia conjunta sobre quais são os direitos de cada ser humano.
Cada sociedade tem sua forma de se comportar, em que cada indivíduo se relaciona conforme o seu fato social, e com base em seus conceitos, as sociedades criticam e avaliam as outras culturas. Sendo assim, dificilmente determinado comportamento de uma sociedade, terá a mesma compreensão pelas demais.
Um exemplo contemporâneo dessas diferenças culturais é a monogamia – ser fiel a um único parceiro matrimonial