A Igreja que está em tua casa
2007
SUMÁRIO
Introdução pg. 3 1 – Um paralelo entre Família e Igreja pg. 4
2 – A Igreja como extensão da Família pg. 5
3 – A família e a Igreja no contexto Social pg. 6 - 7
4 – Igreja como agente modificador da sociedade pg. 7 - 8
Conclusão
pg.
8
Bibliografia Consultada pg. 9
3
INTRODUÇÃO
A carta de Paulo a Filemom é uma das mais íntimas de toda a Bíblia. Há lições maravilhosas para todos nós nesta pequenina epistola do Novo Testamento. Estudaremos sobre a iluminação do Espírito Santo de Deus, a temática: A igreja que está em tua casa (vs 2).
Segundo o Teólogo CHAMPLIN, Paulo estava preso quando escreveu esta carta a Filemom. Ele estava prisioneiro, porém pregando o Evangelho. Não havia lugar para depressão, atitude de auto-piedade, pensamento negativo e fracasso. Logo que chegou à prisão começou a testemunhar em quem cria. Ele não estava preso por acaso; o nosso Deus não é Deus de acaso. Havia uma razão e um propósito para isto.
Não importam quais sejam as nossas circunstâncias, estejamos certos de uma coisa: Deus tem um propósito para você e sua família. Não deixe o diabo obscurecer a sua visão, como fez com Gideão. Deus chamou Gideão para realizar uma grande obra, libertar o povo de Israel das mãos dos midianitas (Juizes 6.15). Não olhe para as circunstâncias em que você e sua família estão vivendo, olhe para o Todo Poderoso; Ele é maior do que todas as coisas. Não se desgaste pensando nisso ou naquilo. Deus é contigo; Ele vai mudar as situações adversas.
Depois da identificação e condição do autor da carta, ele saúda os companheiros Timóteo, Filemom (vs 1), a Arquipo e a irmã Áfia e a Igreja que estava em sua casa (vs 2).
Nos primeiros anos do cristianismo, principalmente por motivo de dificuldades financeiras e perseguições, muitas residências foram transformadas em Igrejas. Essas “Igrejas famílias” propagavam rapidamente as