Resenha do livro: para além da capital
RESENHA DO LIVRO: PARA ALÉM DA CAPITAL
PATO BRANCO – PR
JUNHO / 2012
István Mézáros, nasceu em Budapeste em 1930. Nascido em família simples, aos doze anos alterou seu registro de nascimento para alcançar a idade mínima de 16 anos e ser aceito na fábrica. Assim passava a receber mais que a mãe, e entendia um pouco mais sobre a exploração severa das mulheres pelo capital.Em 1945, com o fim da II Guerra Mundial pode se dedicar aos estudos e defendeu sua tese de doutorado em 1954. Ganhador de vários prêmios e autor de várias obras, ele é considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade.
Na conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação em 2004, realizado em Porto Alegre. István Mézáros escreve um ensaio que dá titulo ao livro: Educação para além do capital.No livro Mészáros situa a educação no âmbito da história mostrando todos seus obstáculos e sua obrigação, isso tudo com os limites impostos pelo capitalismo. È preciso romper com a lógica do capital se queremos uma educação significativa e de qualidade, assim como Adam Smith e Robert Owen se faz necessário denunciar as enfermidades produzidas por este modo sistema.
A partir destas concepções sobre a educação que a obra de Mészáros se embasa, falando da necessidade incorrigível do sistema capitalista de se expandir. Acumulando bens e mais bens, não tendo nele espaço para uma educação emancipadora e muito menos humanizadora. Hoje não é possível nem o mínimo de emancipação e humanidade como mostra a história, quando o capital utilizava de sua força para reverter o controle social.
Nesta obra A educação para além do capital, Mészaros amplia a visão sobre a temática da educação, pensando em um modelo na qual a mesma possa ser uma alternativa de emancipação humana. Buscando uma forma para superar o capital que impõe suas barreiras sobre a produção do pensamento. Disse o autor “Não surpreende, portanto que mesmo as mais nobres utopias educacionais, anteriormente formuladas