Solvencia li
CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL
Profº Esp. Santo Mussi Junior
INTRODUÇÃO
O momento atual caracteriza-se com uma intensidade de mudanças significativas como o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade, a complexidade do ambiente econômico e a globalização, colocando as empresas diante de novos desafios.
A administração com pressões competitivas levam as empresas a obtenção de novas formas de vantagens competitivas, caracterizadas por intensos e contínuos esforços oferecendo produtos e serviços inovadores com padrão de qualidade, a um custo mais baixo, e provocando uma maior satisfação dos clientes .
Por sua vez, Johnson e Kaplan ( 1993, p.3) afirma que: O ambiente econômico contemporâneo exige excelência dos sistemas corporativos de contabilidade gerencial. Com a tremenda competição global, o rápido progresso na tecnologia de processos e produtos e as violentas flutuações nas taxas de câmbio e preços das matérias primas, o sistema de contabilidade gerencial de uma organização precisa fornecer informações oportunas e precisa, para facilitar os esforços de controle de custos, para medir e melhorar a produtividade, e para a descoberta de melhores processos de produção.
Uma das técnicas utilizadas para auxiliar no avanço competitivo é o uso do sistema de informações, oferecendo as empresas relatórios gerenciais com informações que auxilie no processo de gestão criando vantagens competitivas no mercado concorrente.
CATELLI e GUERREIRO (1992, p.10) reconhecem que o “movimento de mudanças é intenso e que os gestores enfrentam novos desafios a cada dia, tendo de trabalhar com novos modelos de gestão e informações mais consistentes com a realidade.
Com um enfoque especial a contabilidade através da aplicação de varias técnicas e procedimentos com grau