resenha do livro generos literarios de angelica soares
Resenhado por: Cristiane dos Santos Oliveira
Este livro apresenta os elementos que constituem o discurso literário e que a ele são peculiares, signo, discurso, significado, significante, mimese, salientando as diferenças que o caracterizam em relação à linguagem usada no cotidiano e a ligação entre cultura, língua e literatura. Além de examinar os conceitos que buscam definir a linguagem, como a complexidade, a multissignificação, o predomínio da conotação e a ênfase no significante, o autor também se detém nas características do discurso literário, explicando sua utilização nos vários gêneros.
O livro é composto em sete capítulos: Introdução; Literatura e linguagem; A linguagem; Arte literária língua e cultura; Características do discurso literário; Vocabulário crítico e Bibliografia comentada.
O primeiro trata da comparação entre textos literários e textos não-literário. Deixa-se claro através de exemplos a relação entre a língua e literatura que acaba por se envolver na significação das palavras, bem como a distinção entre o texto escrito e o discurso cotidiano. Ficando bem claro que a fala ou discurso é, no uso cotidiano, um instrumento da informação e da ação. A significação das palavras, nesse caso, tem por base o jogo de relações configuradoras do idioma que falamos. Vincula-se a uma verdade de correspondência.
Sendo que no discurso literário acontece de forma diferente.Este se encontra a serviço da criação artística.Mostra-se na obra de Domício que o texto literatura é um objeto de linguagem ao qual se associa uma representação de realidade físicas sócias e emocionais medializadas pelas palavras da língua na configuração de um objeto estético.
No segundo capítulo, literatura e linguagem Domício, apresenta o poema de Manoel Bandeira para dar inicio o conceito de conotação, sendo considerada chave de plurissignificação do texto literário.