Trabalho de Ed. Física - Brincadeiras
História do vôlei
O esporte foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895, nos Estados Unidos. Seu objetivo era criar um esporte sem que houvesse contato físico entre adversários diminuindo o risco de lesões. Inicialmente no esporte era utilizada uma câmara de ar da bola de basquete, chamada Mintonette, mas em pouco tempo ganhou popularidade com o nome de volleyball.
No ano de 1947 foi fundada a FIVB – Federação Internacional de Voleibol e dois anos depois, o esporte foi promovido acontecendo o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol, nesta ocasião somente o time masculino. Mas em 1952, surgiu a equipe feminina e logo em 1964 passou a ser uma modalidade integrante dos Jogos Olímpicos se mantendo até hoje.
Regras básicas do vôlei
- Para dar início ao jogo são necessário 12 jogadores divididos igualmente entre duas equipes. Essas equipes ficam divididas por uma rede instalada no meio da quadra, é iniciado por qualquer um dos times que estiver com o saque.
- Feito o saque as equipes devem se organizar, para evitar que a bola do adversário caia no campo e marque pontos, onde são permitidos apenas três toques na bola para então arremessá-la ao outro lado.
- É importante ressaltar que o jogador pode sim encostar-se à rede, desde que não interfira no andamento do jogo, caso aconteça o ponto é da outra equipe, além do que um mesmo jogador não pode dar mais que 2 (dois) toques seguidos na bola, exceto no caso de bloqueio.
Contagem dos pontos
Há basicamente duas maneiras de marcar pontos, a primeira é fazer com que a bola aterrisse na quadra da equipe adversária como resultado de um ataque, um bloqueio bem feito ou um saque que não foi recebido corretamente, a segunda maneira ocorre quando o time adversário comete alguma falta ou erro.
Peteca
História da Peteca:
O jogo com petecas é de origem indígena, e desde antes do descobrimento do Brasil já era um jogo muito praticado pelos