Resenha do livro "formação do brasil contemporâneo" de caio prado jr
AUTOR
Caio Prado Jr. nasceu na cidade de São Paulo em 1907. De família abastada e das mais influentes do Brasil, Caio fez faculdade de Direito e História/Geografia, porém esta última não concluiu. Atuou como intelectual principalmente nas áreas como História, Economia e Filosofia. Militou na política desde 1928, era membro do Partido Comunista, participou da criação do Partido Democrático, do movimento constitucionalista e da ANL (Aliança Nacional Libertadora). Fundou a Editora Brasiliense. Morreu em 1990, deixando grandes obras como Formação do Brasil Contemporâneo (1942); História Econômica no Brasli (1945), A Revolução Brasileira (1966) e A Questão Agrária no Brasli (1979).
OBRA
A obra apresentada neste trabalho, Foramação do Brasil Contemporâneo foi publicada por Caio Prado Júnior em 1942. Segundo Octavio Ianni (1989), a obra vem em resposta a um período de grande agitação social política e cultural que foi os anos 30. A obra mostra uma nova interpretação da história colonial brasileira, assunto foi abordado em importantes obras publicadas na época, tais Raízes do Brasil (Sérgio Baurque de Holanda, 19 ) e Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre, 19 ). Suas bases metodológicas foram claramente o materialismo histórico, porém utilizado “como forma de captação e ordenação do real, desligado de compromisso partidário ou desígnio prático imediatista” (Cândido, 1995).
RESENHA
A FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
(Caio Prado Jr)
O sentido da colonização
No primeiro capítulo, o autor fala sobre o sentido da colonização. Ele explica que os fatos históricos, não se explicam por si só, mas tem uma lógica temporal, um “sentido” que é visível pela sucessão de fatos relacionados entre si e que dão sentido para um fato determinado. A colonização portuguesa e a formação do Brasil de hoje, por exemplo, com sua estrutura e evolução, pode ser entendida por um contexto que