RESENHA DO LIVRO FEDERALISMO
O livro “Federalismo uma introdução” de George Andersen trata de maneira objetiva e de fácil entendimento do federalismo e suas características principais. É interessante como autor se preocupa em exemplificar os casos tratados na teoria e até mesmo citar alguns governantes e comentar sobre suas ações governamentais. Como cada região difere muito de outra, seja no contexto político, social ou econômico, o federalismo é implementado de maneiras distintas e o livro busca apresentar os elementos relevantes a serem considerados quando se trata de federalismo, e não como ele deve ser.
O público alvo desse livro é principalmente os agentes governamentais, sejam eles políticos, funcionários, jornalistas, membros de organizações não governamentais, de organismos internacionais ou cidadãos participativos. O objetivo do autor é principalmente o de apresentar a esses agentes governamentais como o federalismo é adotado em seus respectivos países ou em outras nações mais específicas.
O federalismo é um sistema político de crescente importância no cenário mundial, sendo adotado em mais de vinte e oito países, que contemplam mais de 40% da população mundial. É relevante ressaltar também que atualmente a maioria das democracias de vasta extensão territorial ou muito populosas adotam o federalismo.
Os países tem características históricas específicas que alteram as estruturas federais e fazem com que cada região tenha um modelo federativo distinto. A economia, as instituições e a sociedade de cada país também interferem em como seu regime federativo irá se estruturar. Outro elemento importante que explica a existência de diversas versões do federalismo é a separação de poderes entre o governo central e os governos subnacionais e a sobreposição de poderes que pode existir em algumas regiões. A representação da também pode variar nos diferentes tipos de federação, podendo ser majoritário ou proporcional.
Apesar das diferenças que podem