ECONOMIA POLITICA
O Serviço Social é uma profissão interventiva e investigativa que atua na realidade social, tendo como profissional o assistente social, que é atualmente reconhecido como profissão, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, em nível superior, sendo habilitado para intervir nas manifestações multifacetadas da Questão Social, considerada pela categoria como base de sua fundação na especialização do trabalho do assistente social. Essas manifestações são divididas entre desigualdade como: desemprego, exploração, fome, pobreza, analfabetismo, miséria entre outras formas que constituem as demandas do cotidiano do assistente social, que desenvolvera um trabalho consistente, conhecer como a Questão Social se manifesta na essência do sujeito, e por ultimo construir coletivamente alternativas para seu enfretamento.
A finalidade do assistente social inserido na questão social esta voltada para a intervenção nas mais diferentes manifestações, contribuindo para a redução das desigualdades e injustiça social, intervindo na autonomia dos sujeitos e de seus acessos a seus direitos. A atitude interventista produz uma ação em uma determinada situação, visando modificar aspectos da mesma, ou a realidade em si. Entretanto essa ação deve ser pautada por conhecimentos. Neste contexto o assistente social devera nortear sua intervenção profissional, conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, constituindo a partir de informações e analise sendo conhecida como atitude investigativa, norteada por um plano, estratégias para tal enfrentamento, sendo essa atitude um fenômeno básico do exercício profissional do assistente social, mediada pela intervenção,ou seja, atitude investigativa aliada a atividades de pesquisa, tendo um peso considerável para o serviço social, sendo condição para o exercício profissional.
A realidade nos é apresentada como uma caixa de surpresa, nem sempre o que a assistente social vê é real, então para chegar a tal