Resenha do livro 7 chaves de fidelização de clientes
Atualmente, as pessoas buscam por experiências inéditas, agradáveis, rápidas. Com a era da alta tecnologia, em que vivemos nos comunicando por meio da internet, telefone, passamos a ter necessidade de contato físico com outros seres humanos, necessitamos de experiências que somente outras pessoas podem nos oferecer.
Quando uma pessoa faz uma viagem, esportes, ela busca uma experiência agradável, sensação de prazer, adrenalina, relaxamento, etc. E o autor faz uma excelente afirmação quando diz que as empresas devem trazer esse foco na experiência do cliente para dentro das suas lojas, assim, o cliente associa a sua marca com uma experiência prazerosa e conseqüentemente , quando ele tiver que fazer outra compra ele lembrará da empresa que o proporcionou determinada experiência positiva, ressaltando que se a experiência do cliente for negativa ele evitará e provavelmente não voltará a adquirir o produto e ou serviço que lhe proporcionou uma experiência desagradável.
CHAVE 2 – PRAZER SEMPRE ATRAI: POR ISSO, ASSOCIE SEU PRODUTO AO PRAZER !
As empresas devem associar o seu produto ao prazer, e não a dor, o autor explica essa questão com exemplos de fatos ocorridos verdadeiramente, e que realmente acontecem em nosso cotidiano quando vamos adquirir um produto. Quando o cliente é mal atendido, o produto apresenta algum defeito, isso vai gerar uma sensação ruim no cliente, uma sensação de dor como o autor expressa, com isso o cliente associa o seu produto, marca ou serviço a uma sensação ruim, deixando assim de adquirir novamente o produto, marca ou serviço que o fez passar a sensação de dor.
Agora, se o cliente for bem atendido, o vendedor for uma pessoa agradável, prestativa e que expresse confiança, a loja ter um aroma gostoso, suave, um som ambiente agradável, o cliente terá uma experiência agradável, associará a compra com um momento de