O marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais
MBA EM GESTÃO DE VAREJO BANCÁRIO
Alexandre Luiz de Aguiar
O marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais
Resenha apresentado à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Marketing de Varejo
Glauber de Castro Barbosa
Brasília-DF
2014
Introdução
Uma das definições mais abrangentes em relação ao varejo, contudo, encontra-se nas publicações de Philip Kotler, nas quais o autor afirma que o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Qualquer organização que utiliza essa forma de venda, seja ela fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo. Não importa a maneira pela qual os bens ou serviços são vendidos se são vendas pessoais, pelos correios, por telefone ou por máquina automática, ou onde elas são efetuadas – se em loja, na rua ou residência.
As definições de varejo apresentam um aspecto importante em relação à comercialização. Sendo assim, pode-se concluir que o varejo tem como condição básica de sua prática a comercialização de produtos ou serviços a consumidores finais, não importando a natureza da organização que o exerce e tampouco o local em que está sendo praticado.
Descrição do assunto
Os consumidores estão em permanente e rápido processo de evolução e a cada dia mais conscientes e informados. Querem algo feito especialmente para eles, de preferência sob medida, customizado. Estão muitíssimo apressados, têm muita coisa importante e interessante para fazer e conseqüentemente dispõem de menos tempo para comprar. Sempre que possível adotam a lei do menor esforço, buscam conveniência.
Valorizam quem lhes presta serviços. Repetem suas compras, de preferência em lojas que lhes proporcionem experiências positivas. Com o ritmo frenético da vida atual, as pessoas querem comodidades e