Resenha do Filme Vem Dançar
O filme vem dançar, conta a história em uma escola com alunos de classe baixa que vivem em ambientes com pais alcoólatras ou que se prostituem, já tiveram algum membro da família morto pelo tráfico ou preso por pratica-lo.
Na direção da escola há uma gestora que demonstra autoridade, e tem em seu Projeto Político Pedagógico, um programa de assistência aos jovens infratores, onde esses são obrigados a permanecerem na escola em horário extraclasse, praticando alguma atividade.
O programa não oferecia aos alunos, atividade alguma, até o momento em que surge um professor interessado em ensinar voluntariamente dança de salão.
Este educador, encontrou dificuldade, foi desacreditado pelos outros profissionais que já atuavam na escola e principalmente pelos alunos que iria ensinar, eles não tinham interesse em aprender o estilo de dança oferecido pelo professor, pois consideravam-na inadequada ao seu estilo de vida chamando a de “dança de branquelos”.
Com muita vontade, criatividade e dedicação, utilizando uma forma diferenciada de educar, o professor consegue despertar o interesse dos alunos e o aval dos pais, mostrando a esses ao ser questionado sobre os seus métodos educacionais, que através da dança seus alunos estavam aprendendo a se aceitarem e acreditar em sua capacidade e principalmente aprendendo a conviver com as diferenças e a singularidade dos colegas. A partir disso, os alunos se sentiram importantes, aprenderam valores que na rua ou mesmo na escola não aprenderiam.
No final eles não aprenderam somente dançar mas sim conheceram o amor, amizade, verdade, e a escolher o futuro que querem ter o que querem ser. Eles se tornaram vencedores da vida.
Cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, cabe ao professor tentar achar o jeito certo de lidar com esses alunos, se a algum problema com esse aluno na escola, algo existe por traz disso, não devemos criticá-los sem saber o que se se passa com esses alunos.